Alimentos para substituir o sal nas refeições

Sobre o autor: Mileid Malta

Chef Gastróloga 👩🏻‍🍳 Mãe 👨‍👩‍👧‍👦🤍🤍💍 Dicas e receitas práticas p facilitar seu dia a dia ❣️

Alho e cebola:

Os acompanhamentos básicos de quase todos os nossos pratos fazem muito bem à saúde.

O alho contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose. Juntos, os dois ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.

Manjericão:

A erva já é amiga da cozinha há muito tempo.

Você provavelmente já a usou diversas vezes e seu gostinho inconfundível é o toque que falta em molhos vermelhos, tortas ou saladas. O manjericão ajuda o sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo fortificante e antigripal.

Alecrim:

A planta confere um gostinho leve e especial quando usada na preparação de carnes vermelhas ou peixes. No arroz e em sopas é uma boa pedida também, perfumando o prato e a cozinha.

Em relação à saúde, o alecrim combate o vírus da gripe e previne doenças dos rins, da retina e da catarata.

Orégano:

Não é só na pizza que o orégano é bem-vindo.

Muitas pessoas evitam o tempero por considerá-lo forte demais, por isso, o segredo é colocar apenas uma pitadinha, combinada com outros ingredientes. As folhas de orégano fresco dão ainda mais aroma ao prato.

Outros alimentos que também servem muito bem em substituição ao sal:

  • Sálvia;
  • Salsinha;
  • Pimenta;
  • Coentro;
  • Estragão;
  • Hortelã;
  • Menta;
  • Louro;
  • Tomilho;
  • Açafrão;
  • Gengibre.

Alho e cebola:

Os acompanhamentos básicos de quase todos os nossos pratos fazem muito bem à saúde.

O alho contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose. Juntos, os dois ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.

Manjericão:

A erva já é amiga da cozinha há muito tempo.

Você provavelmente já a usou diversas vezes e seu gostinho inconfundível é o toque que falta em molhos vermelhos, tortas ou saladas. O manjericão ajuda o sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo fortificante e antigripal.

Alecrim:

A planta confere um gostinho leve e especial quando usada na preparação de carnes vermelhas ou peixes. No arroz e em sopas é uma boa pedida também, perfumando o prato e a cozinha.

Em relação à saúde, o alecrim combate o vírus da gripe e previne doenças dos rins, da retina e da catarata.

Orégano:

Não é só na pizza que o orégano é bem-vindo.

Muitas pessoas evitam o tempero por considerá-lo forte demais, por isso, o segredo é colocar apenas uma pitadinha, combinada com outros ingredientes. As folhas de orégano fresco dão ainda mais aroma ao prato.

Outros alimentos que também servem muito bem em substituição ao sal:

  • Sálvia;
  • Salsinha;
  • Pimenta;
  • Coentro;
  • Estragão;
  • Hortelã;
  • Menta;
  • Louro;
  • Tomilho;
  • Açafrão;
  • Gengibre.
Alimentos para substituir o sal nas refeições

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